ana silveira ferreira

Nasceu no Porto, em 1981.

Mestre em Filosofia na área de Estética (4 anos com coordenação científica do Prof. Dr. José Gil) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde redigiu (sob orientação da Profª. Dra. Maria Filomena Molder e como bolseira da Fundação Eugénio d´Almeida) a Dissertação “A dimensão poética da espera - afirmação de uma ausência no (meu) trabalho com actores”, tese arguida pela Profª Drª Maria Helena Serôdio e classificada por este respectivo Júri com Muito Bom. Licenciada em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora, onde foi consecutivamente bolseira dos SASUE e onde desenvolveu o trabalho de fim de curso (sob orientação da Profª. Dra. Christine Zurbach) a partir do estudo do tempo em “À la recherche du temps perdu” de Marcel Proust. Tem o curso de formação em “Corpo, Voz e Interpretação” (Nível II) do Entretanto-Teatro Valongo.
É responsável pelo Projecto de Investigação da ExQuorum, no âmbito do qual: recebeu, com o projecto “Realidade de grau zero para o trabalho do actor”, a Bolsa Jovens Criadores 2008 (Teatro) do Centro Nacional de Cultura para estudar, na CRICOTEKA, os manequins de Tadeusz Kantor; dirigiu as fases de trabalho, os espectáculos e a demonstração apresentados neste blogue; participou, em 2007, como conferencista, no "PERFORMA – Encontros de Investigação em Performance" promovido pelo Departamento de Comunicação e Artes na Universidade de Aveiro e no “ENCONTRO/DE ANI+” primeiro encontro internacional de projectos de investigação artística da ExQuorum, cuja equipa de direcção artística e executiva também integrou. Colabora frequentemente com o projecto CorpoCriações de Hugo Miguel Coelho, tendo sido responsável pela direcção de actores no espectáculo "Nâh" (2008), na residência artística "Pontapés em ponto rebuçado" (2007) e nos "Exercícios sobre A Testemunha" (2006). Como produtora executiva trabalhou, em 2006, com o Visões Úteis na coordenação portuguesa do festival “Uno Uno Prima”, co-produzido com a Solares Fondazione Culturale (Parma) e o Observatori (Valência). Foi responsável, entre 2004 e 2005, pela inventariação e reordenação do espólio da livraria “Eterno Retorno – filosofia & teatro em segunda mão” (no Bairro Alto), trabalhando directamente com o Prof. Dr. Nuno Nabais. É um dos membros fundadores do CEPiA - Centro de Estudos Performativos i Artísticos (Évora), tendo pertencido à equipa de coordenação do “JIP – Julho Investigação i Performance´03”. Produziu as primeiras “Noites FIKE”, paralelas ao 2º Festival Internacional de Kurtas Metragens de Évora. Fez assistência de encenação n´”Os nomes que faltam”, espectáculo apresentado pelo GATUÉ, em 2002, no Teatro Garcia de Resende (Évora) e na Casa da Cultura (Beja) e foi leitora no lançamento, em Évora, de “Audição, com Daisy ao vivo na odre marítima” de e com Armando Nascimento Rosa. Desenvolveu e apresentou a investigação "Som das palavras", a convite da Colecção B para integrar o "On the house #1" (Viana do Alentejo, 2001). Concebeu, a convite da V-Ludo, uma instalação intitulada “A biografia é inútil” para a festa de lançamento da revista nº6 (Montemor-o-Novo, 2001).
Como actriz, trabalhou com Júnior Sampaio, Sara Machado Graça, Francisco Campos, Tiago Porteiro, Luís Varela, Miguel Clara Vasconcelos e participou no 13º e 18º Festival “Fazer a festa” do Teatro Art´Imagem, no Palácio de Cristal (Porto). Participou, ao longo destes anos, em acções de formação com Alexei Levinski, Béatrice Picon-Vallin, Dymphna Callery, Graça Corrêa, Jerzy Klesyk, Ludger Lamers, Luz da Câmara, Nélia Pinheiro, Nigel Ward, Rui Nunes, Regina Goerger, Sílvia Real, Sue Colgravel. Foi aluna, entre outros, de Abel Neves, André Gago, Carlos Alberto Machado, Filipe Crawford, João Meireles, José Alberto Ferreira, José Gil e Pedro Paixão.

Colaborou ainda, pontualmente, nos trabalhos de acompanhamento arqueológicos à reabilitação do centro histórico da cidade de Évora com a Equipa do Laboratório de Arqueologia da Universidade de Évora.